O doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) da UNEB está entre os 15 melhores do Brasil, de acordo o Índice Geral de Cursos (IGC), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC).
O curso stricto sensu alcançou a nota 5, melhor desempenho possível no ranking, que avalia a qualidade da educação superior no país.
De acordo com a vice-coordenadora do PPGEduC, professora Mary Sales, o doutorado do PPGEduC atingiu inserção social, qualificação acadêmica e formativa máxima.
“Essa conquista é resultado da soma de esforços dos gestores, colaboradores, corpo docente e discente em atender as normas, requisitos da Capes, no processo de formação dos doutores em educação, e também reforça o compromisso da universidade com o retorno da atuação dos egressos do programa na sociedade”, destacou a gestora.
O PPGEduC, criado em 1998, possui cursos de mestrado e doutorado e tem por finalidade a produção de conhecimentos na Área de Concentração Educação e Contemporaneidade em quatro linhas de pesquisa: Processos Civilizatórios: Educação, Memória e Pluralidade Cultural; Educação, Práxis Pedagógica e Formação do Educador; Educação, Gestão e Desenvolvimento Local Sustentável; e Educação, Currículo e Processos Tecnológicos. Atualmente o programa possui 25 grupos de pesquisa em atividade.
Avaliação – Para o cálculo das notas são utilizadas médias das avaliações mais recentes atribuídas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), instituição vinculada ao MEC. As notas obtidas pelos cursos stricto sensu são utilizadas para compor o IGC.
O indicador, que varia de 1 a 5, inclui também as notas dos cursos de graduação, e é utilizado pelo MEC e pelo Inep para avaliar, anualmente, a qualidade geral das instituições de ensino superior no país.