Professores Permanentes
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia (1999), graduação em Licenciatura Plena Em Letras Vernáculas pela Universidade Católica do Salvador (1997), Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2004) e Doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Faced, na Universidade Federal da Bahia (2009). Atualmente realiza a pesquisa de Pós-doutorado na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB, no Programa de Pós-graduação em Educação-PPGED. Bolsista CAPES- PNPD.
Linha de pesquisa 2 - Educação, Práxis Pedagógica e Formação do Educador
Grupo de Pesquisa FORINLEJA - Formacceinfancia, Linguagens e EJA
Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/1046523714656312
Possui graduação em Processamento de Dados pela Universidade Salvador (1990), graduação em História pela Universidade Católica do Salvador (1988), mestrado em História pela Universidade Federal da Bahia (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia/ Université Laval (Canadá) (2001). Pós-Doutorado na Universidade do Porto em Educação a Distância e Comunidades de Aprendizagem Internacionais em Língua Portuguesa, apoiado pelo CNPQ (2006).
Linha de pesquisa 4 - Educação, Currículo e Processos Tecnológicos
Grupo de Pesquisa Sociedade em Rede, Pluralidade Cultural e Conteúdos Digitais Educacionais
Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/1169116651630370
Graduação em Lic. Plena em Pedagogia - UFPB. Mestrado e Doutorado em Educação, pela UFBA. Pós-Doutorado pela UFPB. Psicanalista Fundador do Instituto Transmissão e Clínica Psicanalítica - Dr. Sergio Santana, Salvador-BA, UNEB-CAMPUS I. Desenvolve Estudos Avançados e pesquisas nas áreas de Epistemologia, Estética, Linguagem, Subjetividade, Educação, Currículo e Psicanálise.
Linha de pesquisa 4 - Educação, Currículo e Processos Tecnológicos
Grupo de Pesquisa Umanitá - Educação e Humanidades
Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/2548167466461062
É doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) / Universidade de Lisboa, mestre em Educação pela UFBA e licenciado em Educação Física pela Universidade Católica do Salvador (UCSal). Possui formação em radialismo pelo Instituto Federal da Bahia (IFBA) e em Administração Esportiva pela UCSal.
Linha de pesquisa 2 - Educação, Práxis Pedagógica e Formação do Educador
Grupo de Pesquisa FECOM - Formação do Educador, Comunicação e Memória
Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/5271359090827105
Possui Licenciatura em Ciências Agrárias pela Universidade do Estado da Bahia (1979), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2000). Tem experiência na área de Educação, gestão e desenvolvimento local sustentável com ênfase em Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular, atuando principalmente nos seguintes temas: educação e meio ambiente; educação ambiental e agroecologia na agricultura familiar, sustentabilidade socioambiental, educação profissional, gestão escolar e educacional, políticas públicas, desenvolvimento local/territorial sustentável e gestão social dos territórios.
Linha de pesquisa 3 - Educação, Gestão e Desenvolvimento Local Sustentável
Grupo de Pesquisa GEPET - Educação Ambiental, Políticas Públicas e Gestão Social dos Territórios
Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/1466202330245628
Possui Licenciatura em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (1986), Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2007). Realizou o Pós-Doutorado no Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (2018), sob a supervisão da Profa. Dra. Liliana Soares Ferreira.
Linha de pesquisa 3 - Educação, Gestão e Desenvolvimento Local Sustentável
Grupo de Pesquisa Lavoro - Grupo de Estudos e Pesquisas em Gestão, Trabalho e Educação
Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/8384703890774819
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1981), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1989) e doutorado em Análise Geográfica Regional pela Universidade de Barcelona (2003). Atua na área de Sociologia e Análise Geográfica Regional, com ênfase em Sociologia e Geografia da Educação, Educação e Território, Desenvolvimento Local Sustentável, Sociologia Urbana e Educação Ambiental.
Linha de pesquisa 3 - Educação, Gestão e Desenvolvimento Local Sustentável Grupo de Pesquisa TSPPP - Teoria Social e Projeto Político-Pedagógico Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/2787317578725034Membro do CA-ED/CNPq. Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1B - CA-ED/CNPq. Secretário Especial de Relações Internacionais (SERINT/UNEB). Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Católica do Salvador (1989), Graduação em Pedagogia com Habilitação em Supervisão Escolar pela Universidade Católica do Salvador (1990), Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1995), Doutorado Sanduíche na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação/Universidade de Lisboa e Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2004), Pós-Doutorado pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2012), Pós-doutorado/Estágio Sênior na Universidade de Paris 13-França (2018).
Linha de pesquisa (LPq) 2 - Educação, Práxis Pedagógica e Formação do Educador
Grupo de Pesquisa Autobiografia Formação História Oral - GRAFHO
Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/3968241717391173
Doutor em Difusão do Conhecimento pelo Universidade Federal da Bahia (2013), Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2006) e Licenciado em Letras Vernáculas com Inglês pela Universidade Católica do Salvador (1998). Coordena o projeto de pesquisa Observatório Educacional das Redes e da Cultura Digital e atua como docente e pesquisador nos seguintes temas: TIC, cultura digital, hipertexto, hiperleitura e Educação a Distância. Com experiência de docência e pesquisa em Letras e Educação, organizou dossiês temáticos e publicou livros e capítulos de livros sobre os temas de seu interesse de pesquisa: TIC, cultura digital, hipertexto, hiperleitura e Educação a Distância.
Linha de pesquisa 4 - Educação, Currículo e Processos Tecnológicos
Grupo de Pesquisa ForTEC - Formação, Tecnologias, Educação a Distância e Currículo
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8959868505660401
Pós-Doutoramento em Educação (2006), Universidade de Coimbra, Portugal; b] Doutoramento em Educação (2005), Universidade Federal da Bahia, Brasil, com vivências na Nova Zelândia; c] Mestrado em Administração (1997), Universidade Federal da Bahia, Brasil, realizando estágio na Universidade do Quebec, em Montréal, Canadá; d] Especialização em Administração (1993), Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, e em Psicopedagogia Junguiana (2012), Instituto Junguiano da Bahia, Brasil; e e] Graduação em Turismo (1988), pela Faculdade Integrada Olga Mettig, e Administração (1990), pela Universidade Católica do Salvador, Brasil. Coordenadora e colaboradora de projetos relacionados ao turismo de base comunitária; economia solidária; sustentabilidade; educação profissional; educação de jovens e adultos; meio ambiente; desenvolvimento local; (auto)gestão; comunidades de povos indígenas, africanos e afrobrasileiros; educação para o turismo de base comunitária; dentre outros temas, articulando ensino-extensão-pesquisa há mais de dez anos.
Linha de pesquisa 3 - Educação, Gestão e Desenvolvimento Local Sustentável
Grupo de Pesquisa SSEETU - Sociedade Solidária, Educação, Espaço e Turismo
Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/7536235341113556
Pós-Doutora em Política Transnacional pela Universidade Católica do Salvador (2018). Doutora em Educação, pela Universidade Católica de Brasília - UCB (2013), com Estágio de Doutorado, na Universidade de Lisboa (2012). Mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília - UCB (2008). Especialista em Gestão de Sistemas Educacionais, pela PUC/MG (1997). Especialista em Administração Geral, Marketing e Recursos Humanos, pela UNYAHNA (2002). Especialista em Planejamento e Gestão de Cursos de Educação à Distância, pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2005). Graduada em Pedagogia, pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (1992).
Linha de pesquisa 3 - Educação, Gestão e Desenvolvimento Local Sustentável
Grupo de Pesquisa EDUCATIO - Políticas Públicas e Gestão da Educação
Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/7308959142072698
Licenciado em História na UCSAL (1981), Especialista em Educação de base na América Latina, FACED, UFBA, OEA, (1984) Mestre em História do Brasil (1997) e Doutor em História Social (2001) pela PUC-SP. Tem experiência em História e Educação com ênfase nos seguintes temas: Instituições e Culturas escolares, Memórias e Histórias da: Educação, de livros e impressos didáticos, da imprensa, de intelectuais e da Cultura Afro-Brasileira.
Linha de pesquisa 1 - Processos Civilizatórios: Educação, Memória e Pluralidade Cultural
Grupo de Pesquisa GEHCEL - Estudo Educação, História, Culturas e Linguagens
Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/7729733403008126
Fez Estágio Cientifico Avançado de Pós-Doutoramento no Instituto de Ciências Sociais (ICS), da Universidade do MInho (UMinho), no quadro do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), desenvolvendo o projeto 'Violência e bullying em relação aos alunos com deficiência no contexto da educação inclusiva do Brasil/Bahia e de Portugal' (2019/2020). Doutora em Educação e Contemporaneidade pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC/UNEB, 2013). Mestre em Educação Especial (UEFS, 2002). Especialista em Leitura (PUC/RJ, 1997), especialista em Alfabetização (IAT/FACED, 1994) e especialista em Supervisão Escolar (UEFS, 1996). Graduada em Pedagogia (UEFS, 1992).
Linha de pesquisa 1 - Processos Civilizatórios: Educação, Memória e Pluralidade Cultural
Grupo de Pesquisa Estudos sobre Inclusão e Sociedade
Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/4465929888204182
Doutor em Difusão do Conhecimento pela UFBA, Mestre em Administração pela UFBA, Especialista em Educação e Tecnologias e Graduado em Processamento de Dados e Administração. É Professor Adjunto da Universidade do Estado da Bahia atuando no Departamento de Ciências Humanas/Salvador e Departamento de Ciências Exatas e da Terra/Salvador.
Linha de pesquisa 3 - Educação, Gestão e Desenvolvimento Local Sustentável
Grupo de Pesquisa DCETM - Educação, tecnologias, difusão do conhecimento e modelagens de sistemas sociais
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1398162988300806
Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo(2013). Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2008). Mestrado em Educação pela Universidade do Quebec (2002). Especialista em Linguística aplicada ao ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1998). Graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade do Estado da Bahia (1995).
Linha de pesquisa 2 - Educação, Práxis Pedagógica e Formação do Educador
Grupo de Pesquisa DIVERSO - Docência, Narrativas e Diversidade na Educação Básica
Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/3121355215701703
Graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (1997), Especialização em Psicopatologia Fundamental e Psicanálise na Université Paris VII - Denis Diderot. Mestrado em Psicopatologia Fundamental e Psicanálise - Université de Paris VII - Université Denis Diderot (2000) e Doutorado na mesma área na Université Paris VII - Denis Diderot (2006). Pós-Doutorado na Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais - EHESS - Fondation Maison des Sciences de l'Homme - Réseau Mondial Serge Moscovici - Paris/France
Linha de pesquisa 2 - Educação, Práxis Pedagógica e Formação do Educador
Grupo de Pesquisa GEPE(RS) - Grupo de Pesquisa em Psicanálise, Educaçao e Representações Sociais
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1995493410005639
Graduada em História. Possui Especialização em História do Brasil. Possui Especialização em Filosofia Contemporânea. Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1995) e Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2009). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação docente, Formação docente no ensino superior, Fenomenologia e Educação.
Linha de pesquisa 2 - Educação, Práxis Pedagógica e Formação do Educador
Grupo de Pesquisa GEDUM - Pesquisa em Docência Universitária e multirreferencialidade
Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/3394244434525686
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1993), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal da Bahia (1996), mestrado em Antropologia Social e Etnologia - École des Hautes Études en Sciences Sociales (1997) e doutorado em Antropologia Social e Etnologia - École des Hautes Études en Sciences Sociales (2002). Pós-doutorado na Université Paris 13 (2013/CNPq).
Linha de pesquisa 1 - Processos Civilizatórios: Educação, Memória e Pluralidade Cultural
Grupo de Pesquisa Educação, desigualdades e diversidades
Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/0710584663045726
Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia (1990), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007), com estágio doutoral no Institut Catholique de Paris-Université de Poitiers (2005). Fez pós-doutorado em Filosofia Moral e Política pela Universidade Autónoma Metropolitana do México (2018-2019), sob orientação do filósofo Enrique Dussel.
Linha de pesquisa 1 - Processos Civilizatórios: Educação, Memória e Pluralidade Cultural
Grupo de Pesquisa sobre Pensamento e Contemporaneidade
Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/9050952858601077
Pesquisador e designer de jogos digitais. Realizou estágio de pós-doutorado (2017-2018) trabalhando como pesquisador visitante no Center for Computer Games Research da IT - University of Copenhagen (ITU), com bolsa CAPES pelo Programa de Estágio de Pós-doutorado no exterior. Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporânea da Universidade Federal da Bahia (UFBA) com bolsa CNPq. Possui mestrado em Comunicação e Novas Tecnologias pela Universidade Federal Fluminense (UFF) com bolsa CAPES.
Linha de pesquisa 4 - Educação, Currículo e Processos Tecnológicos
Grupo de Pesquisa LEME - Laboratório de Estudos de Mídia e Espaço
Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/7751961142638093
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1988), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1995) e doutorado em Sociologia e Antropologia – Université Lumière Lyon 2 (2004). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e pesquisador associado do Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas da Universidade Federal da Bahia e do Programa de Pesquisa sobre Povos Indígenas no Nordeste (PINEB/UFBA). Sócio e membro da diretoria da Associação Nacional de Ação Indigenista – ANAÍ-BA e sócio efetivo da Associação Brasileira de Antropologia (ABA).
Linha de pesquisa 1 - Processos Civilizatórios: Educação, Memória e Pluralidade Cultural
Grupo de Pesquisa Educação, desigualdades e diversidades
Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/6652438265315550
Graduada em Pedagogia e Psicologia com Licenciatura e Bacharelado pela Universidade do Estado da Bahia (UFBA), mestrado e doutorado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo. Psicanalista. É Coordenadora do NEARS - Núcleo de Estudos em Representação Social e Afeto na Educação. Membro da Associação de Psicanálise da Bahia.
Linha de pesquisa 2 - Educação, Práxis Pedagógica e Formação do Educador
Grupo de Pesquisa Grupo de Estudos e Pesquisa de Representações Sociais em Educação da PUC/SP
Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/8108906980570410
Pós-Doutora em Educação e Tecnologia (Universidade de Coimbra/CEIS20), Doutora em Educação (UFBA), Mestra em Educação e Contemporaneidade (UNEB), Licenciada em Pedagogia (UCSal).Pesquisadora em Educação, Tecnologias, Currículo e Formação, com ênfase na Competências e Tecnologias Digitais, Educação a Distância, Processos Tecnológicos, Desenho Didático de Cursos. Tem experiência em formação de formadores, gestão e desenvolvimento de cursos a distância, elaboração de currículos de cursos, produção e avaliação de material didático.
Linha de pesquisa 4 - Educação, Currículo e Processos Tecnológicos
Grupo de Pesquisa ForTEC - Formação, Tecnologias, Educação a Distância e Currículo
Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/2940371926284212
Pós-Doutor em Educação Geográfica pela Universidade de Paris I, Sorbonne, Doutor em Educação pela Universidade do Quebec em Montreal (UQAM); Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia - UFBA; Especialista em Geografia Física pela Universidade do Oeste do Paraná (UNICENTRO).
Linha de pesquisa 3 - Educação, Gestão e Desenvolvimento Local Sustentável
Grupo de Pesquisa GIPRES - Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Representações, Educação e Sustentabilidade
Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/1858046612605086
Pós-doutorado em Língua e Cultura (PPGLinC), pelo Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia (UFBA) com bolsa PNPD-CAPES (Edital 02/2019). Doutorado em Educação, pela Universidade Federal da Bahia (2012). Mestrado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2006). Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (1992). Especialização em Metodologia do Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação pela Universidade do Estado da Bahia (1997). Graduação em Licenciatura Plena em Letras: Habil. Port./Inglês pela Universidade do Estado da Bahia (2002).
Linha de pesquisa 4 - Educação, Currículo e Processos Tecnológicos
Grupo de Pesquisa GEPLET - Grupo de Estudo e Pesquisa em (Multi)letramentos, Educação e Tecnologias
Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/7118744090669965
Possui Bacharelado e Licenciatura em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995) e doutorado em História do Brasil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Realizou Pós-Doutorado em pesquisa na Università degli Studi di Padova.
Linha de pesquisa 1 - Processos Civilizatórios: Educação, Memória e Pluralidade Cultural
Grupo de Pesquisa PROMEBA - Memória da Educação na Bahia
Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/3411192290212546
Doutora e Pós-Doutora em Educação; Mestre em Letras e Linguística; Especialista em Gramática e Texto e em Psicanálise; Licenciada em Letras Vernáculas com Inglês e respectivas Literaturas. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: letramentos, enleituramento, leitura, contação de histórias, escrita, análise de discursos, gamificação, formação de professores de língua portuguesa e inglesa. Escritora de livros e artigos acadêmicos e textos literários.
Linha de pesquisa 2 - Educação, Práxis Pedagógica e Formação do Educador
Grupo de Pesquisa e Estudo em Leitura e Contação de histórias - GPELCH
Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/8500738535425593
Graduado em Ciências Contábeis (1996), Especialista em Controladoria (2003), Mestre em Contabilidade (2006) pela Fundação Visconde de Cairu e Doutor em Educação e Contemporaneidade (2013) pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB).
Linha de pesquisa 3 - Educação, Gestão e Desenvolvimento Local Sustentável
Grupo de Pesquisa GEFeCS - Educação, Federalismo e Controle Social
Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/9308862450295724
Pós-Doutorado na Università degli Studi di Firenze, Sueli Ribeiro Mota Souza - Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (2007), Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal da Bahia (2000) Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1997). Pesquisadora no campo das Ciências Sociais e Educação. Pesquisa sobre Educação; a ressurgência do sagrado; a emergência da alteridade e desigualdades sociais
Linha de pesquisa 1 - Processos Civilizatórios: Educação, Memória e Pluralidade Cultural
Grupo de Pesquisa sobre Pensamento e Contemporaneidade
Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/3667445774954805
Pós-Doutoranda em Educação e Informática pela Universidade do Chile (UCHILE), Pós-Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/RS), Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA/BA), Mestre em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI/RS), Especialista em Informática na Educação pela Pontifícia Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS) e, Graduada em Pedagogia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC/SC).
Linha de pesquisa 4 - Educação, Currículo e Processos Tecnológicos
Grupo de Pesquisa Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade - GEOTEC
Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/8171755375557958
Professores Colaboradores
Bacharel em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco (1970), Bacharel em Comunicação pela Universidade Federal da Bahia (1977), Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1985), Doutor em Sociologia com ênfase em Educação Popular pela – The University of Liverpool (1993), Inglaterra. Pós-doutor em Educação Musical pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009).
Linha de pesquisa 3 - Educação, Gestão e Desenvolvimento Local Sustentável
Grupo de Pesquisa sobre Pensamento e Contemporaneidade
Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/8452501626408652
Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia - UFBA, mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia - UFBA e doutorado em Educação: História Política e Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Tem experiência na área de Educação e pesquisa, principalmente nas seguintes temáticas: filosofia e educação, educação inclusiva e preconceito.
Linha de pesquisa 1 - Processos Civilizatórios: Educação, Memória e Pluralidade Cultural
Grupo de Pesquisa Estudos sobre Inclusão e Sociedade
Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/5829098161312317
Pós-Doutora em Educação, Professora Titular Plena da Universidade do Estado da Bahia (UNEB)/Departamento de Educação, Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologias Aplicadas a Educação (GESTEC) e Programa Educação e Contemporaneidade. Doutorado em Educação (UFBA, 2000); Tese de doutorado premiada 1º lugar pelo Conselho de Reitores do Brasil (CRUB). Bolsista Pós-Doutorado (UFRN, 2012-2014) e Pós-Doutorado Especial/Fapesb (UFSB, 2013-2014). Mestrado em Educação (UFBA, 1988), Especialização em Psicologia Clínica (UCMG, 1980) e em Psicologia Clínica (UNAM-México, 1982). Licenciatura em Psicologia (UFBA, 1975) e Formação de Psicólogo (UFBA, 1976).
Linha de pesquisa 3 - Educação, Gestão e Desenvolvimento Local Sustentável
Grupo de Pesquisa PROMEBA - Memória da Educação na Bahia
Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/0894339271117102
Doutorado em Educação pela Universidad Autonóma de Barcelona (UAB) - Espanha, em 2009, Mestrado em Ciências da Educação pela Université de Paris VIII - França (1981), Mestrado em Didática e Organização Escolar pela UAB- Espanha (2004), Diploma de Estudos Avançados pela UAB-Espanha (2004) e Especialista em Educação de Jovens e Adultos. Especialista em Planejamento de Recursos Humanos pela Universidade de Paris I- IEDES (1981). Possui Graduação em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia (1972).
Linha de pesquisa 2 - Educação, Práxis Pedagógica e Formação do Educador
Grupo de Pesquisa Formação de Professores, Autobiografia e Políticas Públicas
Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/5865545035517443
Possui graduação em Letras pela Universidade Federal da Bahia (1967), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1985), doutorado em Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2003) e pós-doutorado também pela PUCRS (2009). Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, leitura, recepção, memória e constituição do leitor.
Linha de pesquisa 2 - Educação, Práxis Pedagógica e Formação do Educador
Grupo de Pesquisa Literatura e ensino: tecendo identidades, imprimindo leituras
Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/5937164469313528