O Currículo do PPGEduC  (Mestrado e Doutorado) está composto por um conjunto de disciplinas obrigatórias do Curso, disciplinas obrigatórias das Linhas de Pesquisa, disciplinas optativas, atividades obrigatórias de pesquisa e outras atividades acadêmicas (seminários, produção de textos, artigos, organização e participação em eventos, etc.). A oferta de disciplinas a cargo das Linhas de Pesquisa pode variar nos semestres letivos, em razão dos trabalhos de pesquisa em andamento e dos intercâmbios acadêmicos estabelecidos pelo Programa.

As Ementas das Disciplinas Obrigatórias e das Disciplinas Optativas podem ser clicando nos links em azul ou acessadas na página de Dados Abertos do COLETA CAPES (IES=UNEB, Programa=28005015001)

 

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

Disciplina: BASES FILOSÓFICAS DA CONTEMPORANEIDADE

Sigla: BFC Número: 001 Créditos: 4

Ementa: A problemática da Razão na perspectiva da Teoria do Conhecimento. O Pensamento da Diferença. O Projeto da Modernidade. A Condição Pós-Moderna. Identidade; Identificação. Pluralismo e Comunidade: novas formas de sociabilidade e comunicação mediática. As transformações contemporâneas no Poder de Estado, nos Direitos e no Capitalismo Avançado.

 

Disciplina: CURRÍCULO E SOCIEDADE

Sigla: CS Número: 004 Créditos: 3

Ementa: A significação do Currículo: uma abordagem epistemológica, histórico-social, político-cultural e técnico- pedagógica. Problematização das teorias curriculares críticas: a emergência das TCI’s (ou abordagem comunicativa e informacional); princípios e emergências societários da Contemporaneidade.

 

Disciplina: EDUCAÇÃO CURRÍCULO E PROCESSOS TECNOLÓGICOS

Sigla: ECPT Número: 006 Créditos: 3

Ementa: Este curso abordará as relações entre as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), a Linguagem e a Subjetividade, bem como entre Mobilidade, Redes Sociais e Games. Em vista da aplicação desses fundamentos teóricos, eles serão relacionados às pesquisas ou esboços de pesquisas em andamento no âmbito do PPGEduC, como forma de subsidiar estes processos investigativos e a fundamentação teórica da dissertação dos mestrandos.
Metodologia:
Planejamento processual das temáticas de estudo, aprofundamento e sistematização a partir do levantamento dos temas de interesse dos alunos. Interlocução teórica a partir dos estudos sistematizados e das exposições acadêmicas dos mesmos. Processo de estudo, sistematização textual, exposição colaborativa, consubstanciando o processo de interlocução e, quando possível, de produção de conhecimento.
Avaliação:
Processual, visando a participação individual e coletiva, o embasamento teórico das pesquisas. Os objetos do processo avaliativo incidem na sistemática de estudos, na produção textual, na exposição acadêmica (domínio da relação conceito-raciocínio-juízo, bem como da demonstratividade, reflexibilidade, criticidade). Instrumentos: processo de estudos sistemáticos; processo expositivo e reflexivo; produção textual.

 

Disciplina: EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE

Sigla: EC Número: 002 Créditos: 4

Ementa: Abordagens filosófica, histórica e sócio-política da educação. Problematização da Educação Brasileira à luz destas arbodagens. Educação e processos de democratização, descentralização, e participação social. Educação e comunalidade, Identidade e Territorialidade. Educação para os direitos humanos: a formação de sujeitos de direitos e a educação para o resgate da memória histórica na tansição modernidade-pós-modernidade.

 

Disciplina: EDUCAÇÃO E DESIGUALDADE

Sigla: EED Número: 012 Créditos: 3

Ementa: Reflexão sobre as desigualdades sociais no sistema de ensino, com ênfase nos marcadores de: raça, gênero, etnia, relações sociais no âmbito da escola. As políticas antidiscriminatórias no campo da Educação, no Brasil.

 

Disciplina: EDUCAÇÃO E PLURALIDADE CULTURAL

Sigla: EP Número: 007 Créditos: 3

Ementa: Educação e Pluralidade Cultural: características pluriculturais da educação brasileira; o conceito nagô de odara e sua influência na constituição ético-estética do currículo escolar; aspectos históricos da educação colonial e neocolonial; currículo e ideologia do recalque; eidos e arkhé paradigmas identitários básicos à educação pluricultural; processos civilizatórios, valores culturais, linguagem e afirmação sócio-existencial elementos para uma educação democrática; valores das comunalidades africanas e ameríndias na Bahia; trocas simbólicas e processo de socialização e educação comunal.

 

Disciplina: EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO

Sigla: ETI Número: 005 Créditos: 3

Ementa: Abordagem histórico-social da técnica e da tecnologia. As implicações desta perspectiva para as TICs e sua relação com a Educação, especialmente, no entendimento dos processos formativos e/ou educacionais contemporâneos.

Disciplina: EDUCAÇÃO, GESTÃO E DESENVOLVIMENTO LOCAL SUSTENTÁVEL

Sigla: EGS Número: 008 Créditos: 3

Ementa: Vertentes teóricas e epistemológicas da organização sócio-econômica do contexto capitalista. Modelo(s) de integração social no espaço latino-americano, brasileiro e baiano. A formação do gestor do território e do lugar. A educação ambiental em sua relação com o desenvolvimento local e regional sustentável. Processos de “enpowerment” ao nível local e individual.


Disciplina: EDUCAÇÃO, HISTÓRIA E MEMÓRIA SOCIAL

Sigla: EMS Número: 009 Créditos: 3

Ementa: A instituição escolar nos momentos/espaços do Brasil, tendo a história como ferramenta e incorporando as discussões sobre o registro da presença dos diversos atores sociais, suas “vozes”, e suas relações com a educação e os processos formativos contemporâneos. A construção de um “Direito de Todos à Educação”. Contribuições teórico-metodológicas da pesquisa em História Social; História Oral e Tecnologias para o registro da preservação da Memória Social.

 

Disciplina: EDUCAÇÃO, SUBJETIVIDADE E FORMAÇÃO

Sigla: ESF Número: 006 Créditos: 3

Ementa: Estuda a educação escolar e a formação do educador, em especial aspectos relacionados à subjetividade, na perspectiva do desenvolvimento integral dos atores envolvidos.

OBJETIVOS
Identificar no processo educacional a relação entre os saberes docentes, seus processos constituintes e a subjetividade;
Discutir diversidades e diferenças das crianças e a distância geracional entre docentes e discentes a partir dos estudos sobre o protagonismo da infância propugnados na contemporaneidade;
Discutir a aprendizagem e a construção de matrizes de aprendizagem como processos inerentes à constituição da subjetividade do discente;
Compreender o papel da comunicação entre docentes e discentes e destes entre si no desenvolvimento da subjetividade e do processo de ensino-aprendizagem;
Refletir sobre a constituição da identidade docente nos processos formativos a partir das experiências com as histórias de vida
Discutir o lugar do outro na formação docente.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Unidade I Invisibilidade da infância
Subjetividade da criança. Distância geracional Diversidades e diferenças

Unidade II O papel da aprendizagem na constituição da subjetividade. Matrizes de aprendizagem.
Comunicação, educação escolar e subjetividade.

Unidade III Identidade docente.
O outro na formação docente. Narrativas, subjetividades e formação.

METODOLOGIA
O desenvolvimento da disciplina será pautado na participação ativa dos estudantes no seu processo de construção de conhecimentos e atitudes. Nessa perspectiva as estratégias adotadas serão: exposições orais, atividades em grupos, dinâmicas de grupo, trabalhos individuais. Os conteúdos serão abordados a partir de leituras prévias e reflexivas de textos, estimulando a articulação dialógica entre teoria e prática pedagógica.

AVALIAÇÃO
Na disciplina concebe-se a avaliação como um processo contínuo e indissociável de cada atividade desenvolvida e, como tal, assume o caráter de retroalimentação do ensino e auxilia a identificar as dificuldades dos estudantes, na análise do processo de aprendizagem. Esse processo deverá culminar com a produção de um artigo individual, articulando aspectos teóricos e vivenciais.


Disciplina: ESTUDOS AVANÇADOS DE EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE

Sigla: EAEC Número: 1 Créditos: 5

Ementa: A noção de contemporaneidade como requisito para compreender o papel da educação e os seus desafios na atualidade, com ênfase nas categorias da modernidade e sua crise, contempladas nas discussões sobre (a) os processos civilizatórios, educação, memória e pluralidade cultural; (b) a educação, tecnologias intelectuais, currículo e formação do educador; e (c) a educação, gestão e desenvolvimento local sustentável.

 

Disciplina: FORMAÇÃO DO EDUCADOR

Sigla: FE Número: 010 Créditos: 3

Ementa: O desejo de ensinar. A função docente. A formação do educador no Brasil hoje: delineamentos legais e conceituais. Abordagem crítica às políticas governamentais para a formação do educador. O exame de duas perspectivas: Parâmetros Curriculares Nacionais e Estatuto da Criança e do Adolescente. O educador no mundo contemporâneo e na sociedade do conhecimento: os desafios da exclusão social e do analfabetismo estrutural. Riscos e limites ao exercício profissional do educador. A formação em caráter permanente: a educação continuada, numa perspectiva intercultural e interdisciplinar, no contexto dos direitos humanos e na ótica do público e da solidariedade.

 

Disciplina: FÓRUM DE PESQUISA

Sigla: FP Número: 012 Créditos: 2

Ementa: Atividade destinada à apresentação e discussão dos trabalhos que se constituirão em dissertações de pós- graduados a nível de mestrado. Essa atividade, sob a responsabilidade de cada Linha de Pesquisa, permite a apresentação de projetos de dissertação e o acompanhamento do progresso de cada pesquisa individual, de acordo com as atividades previstas para cada seminário.


Disciplina: PESQUISA EM EDUCAÇÃO

Sigla: PE Número: 003 Créditos: 4

Ementa: A questão do estatuto científico da educação, seu objeto e suas relações com as outras ciências sociais e humanas. A metodologia da pesquisa educacional: as abordagens qualitativas e as abordagens quantitativas. Teorias e métodos (pesquisa téorica, pesquisa etnográfica, estudo de caso, pesquisa participativa, pesquisa-ação, etnometodologia, etc.). Bases instrumentais da pesquisa para a elaboração e execução de projetos de pesquisa em educação, o trabalho de campo, a coleta de dados, a análise e interpretação dos dados,os relatórios e a redação final do trabalho.


Disciplina: PLANEJAMENTO, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO

Sigla: PGE Número: 013 Créditos: 3

Ementa: As abordagens autoritárias e democráticas de planejamento e gestão. Metodologias qualitativas e a sua articulação com as informações quantitativas nos modelos de planejamento e gestão democrática da educação. Análise de orçamento e despesas públicas. Aplicação de recursos para identificar as possibilidades e limites de gastos dos sistemas, redes e unidades de ensino. O conceito de custo. Os componentes dos custos. Elementos de contabilidade pública necessários para a gestão de projetos de intervenção. Os mecanismos de financiamento da educação no Brasil.

 

Disciplina: POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA

Sigla: PEB Número: 006 Créditos: 3

Ementa: O direito à Educação no Brasil. Estado, Políticas Sociais e Educação. A formulação, a gestão e a avaliação das políticas públicas para a Educação. O Público e o Privado na Educação brasileira. Movimentos Sociais por Educação na Bahia. Descolonização e Educação. Inovações e Experiências Educacionais na Bahia. Acesso, permanência, êxito e fracasso escolar. Desigualdades Regionais e Planejamento da Educação.

 

Disciplina: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA I

Sigla: SFTM Número: 1 Créditos: 5

Ementa: O Seminário de Formação Teórico-metodológico I, de caráter obrigatório, visa o aprofundamento e a análise de temas fundamentais para a formação teórico-metodológica em nível de Doutorado. Discussão e reflexão em torno de questões, teorias e métodos, relacionados diretamente com as pesquisas desenvolvidas pelos doutorandos. Sistematização dos objetos de estudos, com ênfase no quadro teórico-metodológico e suas interfaces com a Área de Concentração do Programa e as Linhas de Pesquisa às quais se vinculam.
A disciplina Seminário de Formação Teórico-Metodológica I organiza-se a partir de três Módulos Temáticos, os quais possibilitarão o aprofundamento de questões epistemológicas sobre a pesquisa no campo educacional, no contexto da pós-graduação em Educação no Brasil, especificamente, no que se refere às abordagens, métodos e técnicas de pesquisa, com ênfase nas categorias que orientam a pesquisa nos campos das Linhas de Pesquisa do PPGEduC.
O Módulo Temático I – Formação do pesquisador e dimensões da pós-graduação em educação – intenta discutir questões teóricas sobre o panorama da pesquisa em ciências humanas e sociais, com destaque para a área educacional, ao enfocar a implicação do pesquisador, seu memorial/objeto de estudo, no que concerne aos percursos e trajetórias de vida-formação. Buscar-se-á nesse módulo a apresentação e relato de leituras de pesquisas e, por fim, a apresentação dos projetos de pesquisa e quadro teórico-metodológico.
O Módulo Temático II – Educação e Contemporaneidade: ensino, pesquisa e formação – centra-se na análise de categorias epistemológicas e metodológicas na sua vertente entre Educação e Contemporaneidade, ao sistematizar diferentes perspectivas das abordagens quantitativa e qualitativa de pesquisa em educação, a partir das entradas apresentadas na versão inicial dos projetos de pesquisas da seleção, tendo em vista a sua ampliação e aderência as respectivas Linhas de Pesquisa.
No Módulo temático III – Linhas de Pesquisa do PPGEduC: categorias de análise e dimensões da pesquisa – buscar- se-á sistematizar questões sobre métodos de pesquisa, através de Seminários de Formação com convidados de outras instituições nacionais/estrangeiras e/ou desenvolvidos pelos doutorandos, tendo em vista o aprofundamento de questões teórico-metodológicas sobre a pesquisa e a ampliação das diferentes etapas do trabalho de investigação, a fim contribuir com o redimensionamento do projeto de pesquisa em desenvolvimento.


Disciplina: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA II

Sigla: SFTM Número: 2 Créditos: 5

Ementa: O Seminário de Formação Teórico-Metodológica II, de caráter obrigatório, visa o aprofundamento e a análise de temas fundamentais para a formação teórico-metodológica em nível de Doutorado. Para este seminário poderão ser convidados pesquisadores de outras instituições, nacionais e estrangeiras. Será um espaço privilegiado de discussão e de reflexão em torno de questões, teorias e métodos, relacionados diretamente com as pesquisas desenvolvidas pelos doutorandos. Atividades previstas: palestras, conferências, mesas-redondas, apresentação de comunicações de doutorandos, Análise de texto elaborado previamente pelos doutorandos.


Disciplina: TIROCÍNIO DOCENTE

Sigla: TDO Número: 001 Créditos: 4

Ementa: O ato de ensinar como desafio permanente na formação do educador. Reflexões críticas sobre o ensino superior. A Prática Pedagógica no ensino superior: planejamento, processo de ensino-aprendizagem e nexos com o par dialético objetivo-conteúdo. Particularidades e desafios estratégicos da docência no contexto do Tirocínio Docente Orientado.

Disciplinas Optativas

TÓPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO (TEE) – 45 horas e 03 créditos

TEE029 – Políticas Públicas e Formação de Professores de Educação Infantil

Concepções de infância e de Educação Infantil. História, princípios e políticas para a Educação Infantil no Brasil. Políticas públicas para a infância. Formação de professores para a Educação Infantil. Legislação e Educação Infantil.

TEE034 – Abordagem (Auto) biográfica e Formação de Professores

Pesquisa (auto)biográfica, memórias e formação de professores-leitores: perspectivas epistemológicas e metodológicas. Histórias de leitura e constituição de professores/leitores. Tempos, espaços e práticas culturais de leitura. Contexto (ou cenário) contemporâneo da pesquisa e dos processos formativos e suas implicações na formação do professor-leitor.

TEE037 – Educação e Novas Mídias

Relações entre cultura, sociedade e meios de comunicação. Panorama histórico das mídias eletrônicas. Transformações sociais e o digital. Sociedade em rede. Interatividade. Hipertexto, multimídia e hipermídia. Convergência de mídias, linguagens e interfaces. Hibridação dos meios eletrônicos. Mídia-Educação.

 TEE048 – ABORDAGENS SÓCIO-EDUCACIONAIS DA DEFICIÊNCIA

Discute o preconceito articulando-o ao processo de socialização e de constituição do indivíduo; aborda teorias sociológicas sobre estigma, estereótipo, preconceito, diferenças e deficiência; enfoca a questão da produção social da deficiência, a educação especial e suas contradições evidenciadas na proposta inclusivista.

TEE055 – Infância, Educação e  Mídia

Conceitos e concepções de infância. Os novos sujeitos da sociedade tecnológica e os desafios para a escola. Cultura midiática e mediações nos espaços educacionais

 TEE057 – Docência Universitária na Contemporaneidade: Pressupostos epistemológicos, políticos e metodológicos

 Concepções de universidade e paradigmas de ciência subjacentes à prática docente. Docência universitária como profissão. Saberes e práticas da docência universitária. Concepções e estratégias de ensino, aprendizagem e de avaliação da aprendizagem. Intersubjetividade como característica central do processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais na universidade.

 TEE058 – Educação, Mídia e Vida Cotidiana

 Discute as relações entre educação, mídia e vida cotidiana. Enfoca o entrecruzamento das categorias teóricas educação e mídia sob o olhar atento da vida cotidiana. Estuda criticamente as distintas possibilidades midiáticas e analisa experiências governamentais e não governamentais nesse campo

 TEE 059 – Educação e Pesquisa em Representação Social

Fundamentos, conceitos e proposições da teoria das representações sociais. A construção das representações sociais: processos de objetivação e ancoragem. A abordagem processual e estrutural e sociológica das representações sociais. A educação como um campo privilegiado das representações sociais. Percursos metodológicos nas pesquisas em representações sociais. Leitura epistemológica da teoria das RS rumo a um sentido menos comum. Cibercultura: uma nova era das RS. Contribuições dos estudos em RS para subsidiar o trabalho docente.

TEE060 – Leituras em Antropologia e Educação

O “lugar” da Antropologia no conjunto das Ciências Humanas. O objeto, o método e os conceitos básicos da Antropologia. Cultura como conceito-chave da disciplina. A diversidade social e cultural  no mundo atual.  A pesquisa antropológica e o trabalho de campo. A etnografia. Limites e contribuições da Antropologia ao campo da Educação. Os usos e abusos na utilização dos métodos antropológicos.

TEE061 – Educação e Fenomenologia

Visa em primeiro plano – introduzir a (o) cursista (o) aos estudos do campo dos fundamentos conceituais para a construção de estratégias metodológicas da fenomenologia aplicados à educação. Emergência da subjetividade como dimensões fundamentais na abordagem metodológica. Investiga o caráter teórico- metodológico das experiências fenomenológicas educacionais tendo como base a articulação entre a fenomenologia e a educação, especialmente focando a formação docente prática escolar.

 TEE062 – Educação e Movimento Sociais

Implicações Sociais da Modernidade. Comunidade e Sociedade. Classes Sociais na Modernidade: Burguesia versus Proletariado. A Formação da Massa. Sociedade Civil e Estado Organização de Base. Movimentos Sociais e Sociedade Civil. Lutas por Cidadania. Participação. Movimentos Sociais e Contemporaneidade. A Educação nos Movimentos Sociais. Movimentos por Educação.

TEE064 – Educação, Psicanálise E Subjetividade

 Aproximações psicanalíticas no campo educativo. A escuta pedagógica na relação professor-aluno. A fala dimensionada na abrangência da singularidade e da subjetividade do sujeito. O sujeito e o Outro nas práticas discursivas. Escutar que a educação enredada com a psicanálise pode deixar emergir em ato a subjetividade. Riscos e limites ao exercício profissional do educador inspirado na psicanálise. Reconhecer a letra falada e a palavra escrita e seus nexos com a educação e psicanálise. Aplicações teórico – práticas.

TEE065 TEORIA DOS JOGOS ELETRÔNICOS

Os estudos sobre os videojogos no contexto da sociedade contemporânea e as novas formas de sentir, pensar, agir e interagir. Os videojogos e as comunidades virtuais: uma estética multireferencial, híbrida, intersemiótica.

TEE067-Tecnologia Educacional Aplicada a Pluriculturalidade

Apresentar várias formas de presença e inserção da sociedade em rede na contemporaneidade, possibilitando aos mestrandos que a discussão sobre sociedade em rede e tecnologias da informação dialogue com as questões próprias dos temas referentes à Processo Civilizatório, Educação, História e Memória Social

 TEE069 – Tópicos Especiais em Educação e Religião

Visa em primeiro plano – introduzir a (o) cursista (o) aos estudosdo campo sócio antropológico da religião e da educação refletindo conceitos de vivências e experiências do sagrado em espaços educativos, relações entre formas institucionais da religião e educação, contribuição da educação religiosa na formação e difusão da educação formal. A socialização da educação vista a partir do crivo religioso e democrático, destacando-se os conceitos clássicos e contemporâneos sobre o campo da educação e religião, enfatizando a explicação na perspectiva sócia antropológica, em especial, na experiência brasileira.

  TEE071 – Educação, Cultura e Linguagens

Discutir aspectos teóricos e metodológicos sobre a produção cultural das linguagens problematizado a ênfase atribuída à escrita nas escolas. Refletir sobre as inter-relações entre escrita, oralidade e imagética, com destaque para as diversas expressões dos sujeitos no cotidiano escolar e nas práticas de ensino.

 TEE074 – Educação, Narrativas (auto)biográficas e ruralidades

Perspectivas epistemológica e metodológica da abordagem (auto)biográfica e sua relação com as temáticas voltadas para a educação e ruralidades. Diversas ruralidades, ruralidades diversas: espaços, tempos e narrativas. Da Educação Rural à Educação do Campo. Identidades e sujeitos da roça/do campo.

 TEE075 – Razão, Cultura e Contemporaneidade

Apresentação de fontes sapienciais alternativas à racionalidade moderna, a partir da análise de textos filosóficos e literários. A relação de tradição e projeto, sabedoria e saber, sentido e eficácia na cultura brasileira contemporânea e suas implicações no campo pedagógico.

 TEE076 -Educação, Prática e Trabalho Docente

Estuda as tensões em educação, prática e trabalho docente, vocabulário existente no campo pedagógico que dirige os modos de investigar, intervir. Educação, prática e trabalho docente converte-se no centro da atividade reflexiva;  em eles refletir-se tradições diversas em o estudo da escolaridade.

 TEE077 – Sociologia da Educação na Contemporaneidade

Reflete sobre experiências e sentidos múltiplos da formação educativa a luz das contribuições pós-metafísicas, focando seus impactos da esfera da tríade: educação, sociologia e contemporâneo. Trata de compreender, a partir de sociologia e da fenomenologia, a educação, especialmente a experiência brasileira. Analisando como a emergência contemporânea da teoria sociológica do “self” e as relações intersubjetivas com base na dádiva têm afetado, modificado os padrões das experiências vivenciadas no campo da educação.

 TEE078 – Pesquisa (Auto)biográfica: perspectivas metodológicas

Teoria Crítica, Tecnologias Educativas e Formação de Professores para a docência e docência online. Saberes, Competências e Estratégias de formação e investigação docentes.   Abordagem reflexiva da ação mediadora na prática educativa. Sujeito, Subjetividade e Subjetivação. Práticas pedagógicas como lugares de constituição da subjetividade.  As interferências no processo de constituição das identidades e identificações docentes advindas do cotidiano e do meio digital.  A construção do desenho didático e a avaliação no ensino online.  Potencialidades das ferramentas de suporte às aprendizagens online. 

TEE 079 – História, Cultura e Jogos Eletrônicos

Investigação sobre as relações entre História, Cultura e Jogos Eletrônicos. Trata-se de trazer à luz a produção teórica sobre a representação do passado nos jogos eletrônicos e investigar as suas possibilidades de uso no ensino de História. Trata-se também de discutir como o arcabouço teórico e metodológico da Historiografia pode contribuir para a compreensão do fenômeno dos jogos eletrônicos ou para a sua análise. Parte-se do princípio de que, enquanto campo transdiscipinar, os jogos eletrônicos encontram-se da confluência de campos historiográficos diversos, a exemplo da História da Mídia, História da Imagem e da História da Cultura.

 TEE080- Teorias da Mídia e do Espaço

A relação que se estabelece entre os conceitos de Mídia e Espaço tem suscitado diferentes reflexões e aplicações na contemporaneidade, desde o entendimento dos jogos pervasivos até a mobilidade urbana. Portanto a proposta da disciplina é discutir as principais teorias que tratam da Mídia e sua relação com o espaço. As diferenças conceituais entre espaço/lugar/território; o uso de mapas e ferramentas de georreferenciamento (GIS); as tecnologias móveis aplicadas no espaço urbano; as experiências de práticas comunicacionais como jogos e as mídias locativas são temas que serão abordados no decorrer do curso.

TEE081 – Teoria da recepção e jogos digitais

Este curso, de caráter monográfico, consiste numa reflexão sobre a experiência do jogador e a prática de jogar, tomando como plano os aportes teóricos oferecidos pelas teorias que investigam fenômenos como a recepção, a audiência e o consumo cultural. Por tratar-se de um campo de estudos ainda em construção, além da bibliografia específica sobre a recepção de jogos digitais, nos valeremos de aproximações com pesquisas que versam sobre o consumo de textos e imagens.

TEE082 – Representações Sociais e Práticas Sócio-Educacionais no Espaço

Analisar os conceitos de representação e formas. Analisar as Práticas Sociais, Educacionais e Ambientais e sua relação com o conceito de sustentabilidade, a partir da concepção de representações sociais. Compreender o papel das representações sociais na produção e apropriação do espaço. Analisar as relações de poder e suas bases quanto aos Sujeitos – Condição e posição, Praxis, Projetos de interesses e hegemonia.

 TEE083 – Educação a Distância

Educação a distância (EAD): desenvolvimento histórico, conceito, concepções e vertentes.  Implicações políticas, ideológicas e pedagógicas nos contextos formativos.  Legislação nacional e a realidade brasileira da EAD. Relação da tecnologia e o desenvolvimento da EAD no Brasil. Metodologia e Gestão da EAD. Autoria e Mediação nas práticas da EAD.  O currículo e as propostas formativas: implicações, relações e a gestão do conhecimento.

TEE084 – Letramentos Digitais e Hipertextualidade

Concepções de letramento e letramento digital, suas formas de aquisição, aspectos sociais, legitimação e evolução. Os gêneros digitais como mediadores dos processos de letramento. Multiletramentos: práticas e eventos de letramento(s) em diferentes meios hipertextuais e domínios discursivo-digitais. Repercussões das tecnologias digitais na natureza da linguagem e das práticas letradas. Limites e possibilidades pedagógicas das tecnologias digitais para o desenvolvimento de eventos e práticas de letramentos na sociedade atual.

 TEE085 –  Formação Docente: docência online, subjetividades, interfaces e mediações

Perspectivas epistemológica e metodológica da abordagem (auto)biográfica e sua relação com as temáticas voltadas para a educação e  ruralidades. Diversas ruralidades, ruralidades diversas: espaços, tempos e narrativas. Da Educação Rural à Educação do Campo. Identidades e sujeitos da roça/do campo.

 TEE086 -ESTUDOS AVANÇADOS EM EDUCAÇÃO POPULAR

Discutir a Educação Popular e a Educação Formal na formação do Estado Nação tanto a partir da Declaração Universal dos Direitos do Homem como a partir da Carta e Princípios pela Autodeterminação dos Povos. A idéia de Cidade de Cidadania. A Educação e as consequências sociais, políticas e econômicas da II Guerra Mundial: o mundo pós-Auschwitz. Divisão Hemisférica do Mundo. Neocolonialismo e a pedagogia critica. A Questão Nacional. Populismo na América Latina e no Brasil. Educação Popular dentro e fora dos sistemas escolares. Emergência dos novos Movimentos Sociais. Colapso do Populismo no Brasil. A Ditadura Civil e Militar no Brasil. Persistência da Educação Popular. Processos tecnológicos de dominação cultural, mídia, censura. Movimentos de resistência. Luta pela redemocratização. A educação popular para o século XXI.

TEE087 – Educação e Saúde

Educação e saúde como categorias teóricas, referências de procedimentos metodológicos e campo investigativo.  Entrecruzamentos entre a educação como práxis formativa e o campo social da saúde. Estudo das cartas, manifestos, ordenamentos legais e declarações internacionais em educação e saúde. Fontes, paradigmas e conferências interdisciplinares em educação, saúde coletiva e qualidade de vida.

 TEE088 – Tópicos Especiais em Educação: Docência e Diversidade na Educação Básica

Estuda a profissão docente na Educação Básica e suas relações com a diversidade. Relação Cultura e escola. Perspectivas interculturais na educação. Discute os diferentes tempos e espaços da formação docente no cotidiano escolar.

 TEE089 – Educação e as Humanidades

Epistemologia e Estética relativas às Humanidades e, no seu âmbito, à Educação. Sapiência e não Ciência no cerne das Humanidades e da Educação. O lugar da subjetividade e da linguagem nestes patrimônios sócio-cultural humanitário. Diferentes pragmáticas, literalidades nos processos de criação em Educação e Humanidades como base para livre produção intelectual ao invés da produção estritamente acadêmicos-científica. A produção de sentido como base para a pesquisa em Educação: uma racionalidade outra, como fluxo, devir, diferença, incompleta, relatividade.

 TEE090 – Contação de Histórias e Leituras na Constituição do Sujeito Leitor

A leitura como fio condutor no processo ensino-aprendizagem, notadamente na educação básica. A leitura e a escrita como disparadoras de discussões sobre individualidade, transubjetividade e globalização. O papel do licenciado como mediador de leitura. Discussão de questões epistemológicas relativas à leitura e escrita. O papel terapêutico e formativo da contação de histórias. A contação de histórias, a ancestralidade e a educação. A constituição de sujeitos leitores que assumem papel de docentes ou discentes.

 TEE091 – Educação, Narrativa e Saúde

Educação e saúde como categorias teóricas, perspectivas metodológicas e campo investigativo, na vertente da medicina narrativa.  A saúde como um bem comum, dispositivos legais e declarações internacionais sobre educação e saúde. Políticas públicas de saúde, saúde pública, qualidade de vida, condições de trabalho e saúde docente. Estado da arte sobre Educação e Saúde, na vertente da pesquisa (auto)biográfica. Perspectivas epistêmico-metodológicas da pesquisa (auto)biográfica no campo da educação e da saúde. Processo de adoecimento, aprendizagens biográficas e contribuições da educação terapêutica do paciente, numa perspectiva que articula cuidado-saúde-doença.

TEE092 – Liderança e Gestão de Espaços Educacionais

Teorias de liderança: Teorias de traços e de comportamentos e Teorias situacionais. Autoliderança. Liderança organizacional. Liderança servidora. Liderança transformacional. Liderança educacional. O estudo dos fenômenos de liderança e de participação na gestão de sistemas educacionais. A gestão pedagógica: Comunicação organizacional e gestão da informação. A escola enquanto rede de relações sociais: a natureza das relações, a cultura de grupo. Gestão de organizações de conhecimento.

 TEE093 – Hipertextualidade e Tecnologias

Hipertextualidade. Hipertexto potencial e hipertexto concreto.  Concepção epistemológica e proposicional dos conceitos de tecnologia, hipertextualidade e formação. Hipertextualidade e o processo formativo na era digital. Hipertexto e tecnologias digitais. Gêneros textuais e gêneros digitais. Hiperleitura e constituição do hipertexto. Percursos da lectoescrita na hipertextualidade. Hipertextualidade e difusão do conhecimento.

TEE094 – Cultura escolar, o quadro conceitual e desafios para a formação do campo

Estudar os aspectos conceituais e metodológicos da cultura escolar e discutir os desafios para formação deste campo de pesquisa no Brasil.

TEE095 – Gestão, Financiamento e  Avaliação da Educação

Administração pública, política educacional brasileira e recursos financeiros em educação. A gestão da educação e as políticas de educação: concepções e práticas. Gestão estratégia, eficiência institucional. Tópicos em economia da educação e em financiamento da educação básica e superior. Proteção constitucional de recursos, a LDBEN e o financiamento da educação no Brasil. Os PNE e o financiamento da educação no Brasil. Os organismos internacionais e o financiamento da educação. As políticas de avaliação da educação.

 TEE096 – Multiletramentos e Formação Docente

Introdução às teorias do letramento e dos multiletramentos. Cultura digital, linguagem hipermidiática, letramentos políticos e letramentos críticos no contexto educacional. Tecnologias e gêneros digitais como mediadores dos processos de (multi)letramento, seus aspectos sociais, legitimação e evolução. Práticas de letramentos e implicações na formação das identidades docente e discente. A Pedagogia dos multiletramentos para o desenvolvimento de eventos e práticas de letramentos na educação.

TEE097 – Educação, Gênero e Sexualidades

 História, educação e sociedade de controle. Dinâmicas das relações de gênero, sexualização e racialização das práticas educacionais e escolares, e suas reverberações sociais, histórico-culturais. Práticas inclusivas que reflitam sobre distintos marcadores sociais da diferença. Políticas de promoção da igualdade dos gêneros e raça no sistema educacional. Os desafios educacionais apresentados por uma perspectiva inspirada na pluralidade de pensamento e na laicidade.

TEE098 – Tecnologias e Ferramentas da Web para a Criação de Ambientes Digitais de Aprendizagem

 Cenários de utilização das tecnologias digitais e paradigmas educacionais emergentes; Ferramentas digitais, sistemas de gestão de aprendizagem e redes sociais; Tecnologias audiovisuais e imagens em movimento.

TEE099 – A Teoria da Etnometodologia e a Pesquisa em Saúde e Educação

Gênese e desenvolvimento da etnometodologia como teoria social; Sociologia leiga e sociologia profissional; Principais conceitos: prática, realização, indexicalidade, reflexividade, accountability, membro, sistemas de categorização de membros; O método documental de interpretação; Análise de conversação; A etnometodologia e suas metodologias; Os campos de pesquisa da etnometodologia: saúde, práticas médicas, educação, delinquência juvenil; justiça; trabalho de laboratório.

 TEE100 – História, Instituições, Culturas e Disciplinas Escolares: Perspectivas e Desafios Teórico-Metodológicos

Aborda a história de instituições, culturas e disciplinas constitutivas de relações e tensões experienciados por sujeitos no cotidiano da escola e na sociedade no processo de disputas por espaços de visibilidades e afirmação de identidades.

TEE101 – Educação, Primeira Infância e Contemporaneidade

A disciplina possibilita discutir o educar na primeira infância e sua relação com a contemporaneidade. A compreensão da importância das trocas dialógicas entre escola, família, e profissionais de saúde no processo de desenvolvimento infantil.  Educação infantil é tempo de vivência lúdica através do brincar atrelado ao aprender. Entender como a pós-maternidade vem promovendo pela lógica performática neoliberal das acumulações e acelerações o achatamento da infância. Portar um olhar crítico sobre como a infância contemporânea tem sido impelida a um acúmulo de conhecimentos pragmáticos, sem o privilégio dos diversos saberes lúdicos que nascem e se constituem no coletivo da escola enquanto espaço civilizatório que desempenha papel fundante na constituição bio-psíquico-social do sujeito infantil. Entender a escola como um ambiente que promove situações de cuidado, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada de modo a possibilitar à criança, desenvolver seus potenciais de aprendizagem articulados ao corpo, ao afeto, à emoção inseridos num coletivo. Compreender que o cuidar é parte integrante da educação, implica desenvolver conhecimentos, habilidades e instrumentos que extrapolam a dimensão pedagógica e remete a uma perspectiva interdisciplinar.

 TEE102 –  Educação e Cultura Digital

Cultura, sociedade e educação. Educação como prática cultural. A contemporaneidade e as tecnologias digitais. As tecnologias digitais e os processos educativos: estilos de aprendizagem e modelos pedagógicos. Hipertextualidade, virtualidade e interatividade. Autoria e produção do conhecimento na cultura digital. Redes Sociais e os processos educativos. Enculturação digital. Trabalho docente na cultura digital.

TEE103 – Inovação, Tecnologias e Ecossistemas Pedagógicos

Sociedade e educação. Educação e contextos formativos contemporâneo. A contemporaneidade e as tecnologias digitais de informação e comunicação. Inovação: conceito, abordagens. Inovação na Educação: compreensões e práticas. Competências e Fluência digital na docência contemporânea. Ecossistemas Pedagógicos e tecnologias: possibilidades, tipos e práticas.

 TEE104 – Educação, Infâncias, Pesquisas e Compreensões Formativas

Pesquisa com crianças em diferentes contextos de aprendizagem. Protagonismo no contexto da infância, abordagens e métodos, perspectiva dialógica e questões éticas na pesquisa com crianças. Discussão sobre compreensões formativas decorrentes de teorizações produzidas por crianças. Implicação do professor e dispositivos mediadores para aproximação com a alteridade na infância. Pesquisas e abordagens contemporâneas com/sobre a infância, desafios, limites e possibilidades. Sociologia e Pedagogia da Infância.

 TEE105 – Análise do Discurso na Pesquisa em Educação

Estudos da Análise do Discurso aplicada em análises de produção de informação em textos orais e escritos em pesquisa em educação, provocando atribuições de sentidos polifônicos e polissêmicos em suas formações discursivas. O discurso eivado de ideologias, escrito e inscrito em processos metodológicos e a interpretação enquanto dispositivo de pesquisa em educação.

 TEE106 – Metodologia de Pesquisa Aplicada em Educação e Tecnologia

Apresentar metodologias de pesquisa aplicada para desenvolvimento de artefatos digitais educacionais passivos de registro no INPI. Trabalhar o conceito de inovação em diálogo com a pesquisa aplicada.

 TEE107 – Escola, Memória e Cultura Escrita

Relações entre escrita e memória; práticas, usos e representações da escrita; escola como lugar de memória pessoal e coletiva; memorialística e escola; escrita escolar como fonte histórico-educativa; escola como espaço de aprendizagem e exercício da escrita; práticas de memória docente e iniciativas de preservação das escritas escolares.

TEE108 – Educação Inclusiva, Acessibilidade e Direitos Humanos

Discute questões acerca da Formação, Inclusão, Acessibilidade e Direitos Humanos, com foco no público de pessoas com Necessidades Educacionais Específicas e suas relações; analisa a produção do conhecimento dos objetos de estudo de teses e dissertações e artigos sobre essas temáticas.